FSone & FSone

  1. Inicio
  2. Documentos
  3. FSone & FSone
  4. 02 – Projetos Funcionais
  5. Setores (ambientes) de Negócios em Alimentação

Setores (ambientes) de Negócios em Alimentação

Doca, Triagem de Recebimento, Depósitos de Lixo Úmido e Seco, Sanitários e Vestiários, Almoxarifados de Secos, Perecíveis, Químicos, Embalagens, Uniformes, Pre-preparo, Estoque de Alimentos Pré-Preparados, Cocção Básica, Finalização, Montagem, Expedição, Circulação, Higienizações de Utensílios, Bandejas, Louças, Talheres e Copos, Bar de Serviço, Distribuição (buffet), Caixa, Bar Social, Salão

A definição de um empreendimento para a produção de alimentos é definido basicamente como uma indústria e para isso a setorização é de fundamental importância.

Entendendo então uma indústria devemos considerar todos os setores acima indicados como representativos para estabelecimento dos fluxos operacionais

Quando falamos de fluxo operacional necessário entender que as atividades que serão executadas devem estar contidas dentro desses ambientes físicos com muita naturalidade. O fluxo bem definido ajudará substancialmente no controle do tempo dos colaboradores traduzindo isto, se você posiciona cada setor na sequência lógica do processo operacional facilitará a movimentação das pessoas e consequentemente das cargas sendo transportadas.

Doca,

Doca e plataforma de descarga devem ser entendidos como um ambiente externo da sua indústria sua cozinha e para isso logicamente Deve estar muito próximo a rua, o controle de segurança é sempre muito importante nestes casos é um setor da sua cozinha que tem uma ligação externa e portanto com significativa fragilidade com respeito à segurança. Na hora então de projetar é necessário que a barreira física entre o exterior e o interior tenho o significado para manter a segurança. Cooperacionalmente a Doca e a plataforma devem ser entendidas como o primeiro passo para sua organização funcional, entendendo isto significa que os locais devem ser dimensionados para receber os veículos os entregadores e principalmente atender a legislação como o primeiro ponto do controle higiênico sanitário. Considerando então um ambiente externo e os cuidados com o controle higiênico sanitário especial atenção deve ser dada aos pontos de sujidade que naturalmente chegam com os veículos dos entregadores entender que neste local deve ser estabelecida a barreira física todo ar que se movimenta nesta região não pode adentrar a sua cozinha chamamos isso de ambiente com pressão negativa.

Triagem de recebimento.

Depósitos de Lixo Úmido e Seco,

Sanitários e Vestiários,

Almoxarifados de Secos,

Perecíveis,

Químicos,

Embalagens,

Uniformes,

Pre-preparo,

Estoque de Alimentos Pré-Preparados,

Cocção Básica,

Finalização,

Montagem,

Expedição,

Circulação,

Higienizações de Utensílios, Bandejas, Louças, Talheres e Copos,

Bar de Serviço,

Distribuição (buffet),

Caixa,

Bar Social,

Salão

Este artigo foi útil para você? Sim Não

Como podemos ajudar?